Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de maio de 2015

SAÚDE- ROCA SALES LUTA PARA CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE PREVENÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER

FOTO: ROSI NEUMANN
Aconteceu na terça-feira, dia 07 de Abril, o primeiro encontro com objetivo de formar uma Associação de Prevenção ao câncer no município. O evento iniciou às 19 horas  nas dependências da Sociedade Recreativa e Cultural Roca Salense; e contou com a participação de autoridades Municipais, representantes de entidades e munícipes comprometidos com a causa.  A atual Presidente da Liga de combate ao câncer de Encantado, Marília Zanon, a Ex Presidente, também de Encantado, Salete Dalla Lasta e a Presidente da Liga de Muçum, Clanir Fantin Pires, também estiveram presentes e discorreram sobre o assunto.
O intuito dos encontros é a formação de uma Associação de Prevenção ao câncer em nossa cidade e após, a instalação de uma Liga, a fim de prevenir e alertar as pessoas sobre a doença.
FOTO: ROSI NEUMANN TeXTO
No último dia 28 de abril foi realizado mais um encontro com o grupo que está viabilizando a implantação da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer de Roca Sales. Na ocasião foram discutidos alguns assuntos como a elaboração do estatuto da entidade e a formação da primeira diretoria. Outro fato importante foi à divulgação do local que servirá de sede para a Liga.

Nossa próxima reunião será dia 12/05/2015 na sala junto ao Hospital Roque Gonzales, onde será a sede da Liga inicio 19 horas.e-mail da liga: ligarocasales@hotmail.com

A importância do amparo psicológico 
no diagnóstico oncológico.

Ser diagnosticado com câncer produz um momento de muita apreensão na vida de uma pessoa. Medo, receio, insegurança, raiva ou desesperança são alguns dos sentimentos que acometem o indivíduo, podendo provocar um desequilíbrio emocional na vida pessoal, social, profissional e até mesmo financeira e ainda muitas vezes prejudicam o tratamento adequado.
O corpo modificado, a ansiedade e insegurança com relação ao futuro causam um mal estar difícil de controlar e muitas vezes desafiam o sujeito a se reconhecer nesta nova condição e fase da vida. Saber-se com uma doença grave pode ser aterrorizante, mas precisa ser encarado como uma realidade a ser enfrentada. Buscar ajuda psicológica pode muitas vezes funcionar como um aliado a tantos outros recursos que se juntarão à melhor estratégia de combater o mal.
Preparar-se emocionalmente ou pelo menos tentar amenizar os impactos negativos que acometem o ser, funciona muitas vezes como um ponto de partida para vivenciar de forma mais tranquila e suave os desafios que se precisará enfrentar.
Se conhecer melhor e aprender a lidar emocionalmente melhor com os sentimentos difíceis e confusos que podem surgir, auxilia na recuperação e devolve o sentimento de esperança, permitindo o retorno da confiança e da qualidade de vida necessários à recuperação plena num momento da vida onde tudo é incerto mas nada é impossível.
Fonte: Adriane do Carmo Pedrosa - Psicóloga do Instituto Mário Penna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário